quinta-feira, 27 de junho de 2013


DIA 08 DE JUNHO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
TRABALHO FEITO NO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

OCEANOS PEDINDO SOCORRO
Cloves Gomes da Silva
O grito de socorro vem das profundezas, talvez por isso fica difícil de ouvir, mas apenas com uma simples e pequena reportagem que define ecossistemas marinhos você vai ver que ele tem sonoridade e vibração. Mais da metade da poluição dos oceanos é produzida em terra isso é resultado de atividades humanas que é o caso de urbanização, agricultura, desenvolvimento industrial e esgoto não tratado.
 Muitos tem consciência que poluem apenas rios pois estão longe do mar. No entanto aquela garrafinha plástica, sacolas e produtos químicos demoram décadas para acabar e viajam sempre em direção a diversidade marinha. Temos zonas mortas nos nossos mares, resultados de fertilizantes que ajuda a manter vida na terra, grito de guerra na terra e de socorro nos mares.
As águas estão aumentando e os seres diminuindo, a camada de ozônio cada vez maior, as geleiras derretendo, ribeirinhos alagados. A solução esta evidentemente ao alcance de todos, pare, pense, raciocine, considere. Este é o primeiro passo antes de dar vida a poluição.
O grito de socorro vem dos mares, do gesto de uma tartaruga se alimentando de sacolas. Pare, pense, se conscientize, amenize o grito de socorro.



A AÇÃO DO HOMEM NOS OCEANOS
Elielson Rodrigues Caires
A água é uma das principais fontes de vida, não só dos seres humanos, mas também de todos os seres vivos. Ela é indispensável para que haja vida no planeta.
No entanto o homem não tem dado o devido valor, a atenção necessária que os oceanos precisam para um equilíbrio ambiental.
O homem trata os oceanos, os seres que nele habitam, como se fosse inesgotável, explorando ao máximo seus recursos e causando sérios problemas ambientais. Cerca de 70% da poluição marinha é produzida em terra e encaminhada pelos rios provenientes de atividades humanas como a urbanização, agricultura, turismo e desenvolvimento industrial.
Despejo de esgoto não tratado, despejos industriais, falta de infraestrutura, poluição por plásticos, óleo, produtos altamente tóxicos (aterros sanitários, por exemplo) que causa infiltração e vai direto para os lençóis freáticos.
Isso tudo causa grandes danos a vida marinha em geral: contaminação da água, morte de animais, peixes, aves, tartarugas e perda da sua biodiversidade natural. Sem contar com o aquecimento global, que esta causando um grande desequilíbrio ambiental: descongelamento de geleiras, aumento de volume de água e maior ocupação de área terrestre.
Percebe-se então, que uma das grandes preocupações atuais, é diminuir os impactos nos rios e oceanos sobre a ação humana. Entende-se que para isso ocorrer, precisaria de politicas econômicas que auxiliassem mais pessoas que sobrevivem de atividades marinhas, conscientizar as pessoas, buscar meios que ampliem mais a divulgação destes impactos: Jornal, rádio e televisão.
Programas e propagandas, para mostrar, conscientizar e debater com a sociedade os melhores meios de prevenir, combater e recuperar o nosso meio ambiente e consequentemente a nossa qualidade de vida.



NAVEGAÇÃO
Aline Narciso Prates
De todas as substancias existentes e indispensáveis a vida na terra, a água é sem duvida a mais importante. Na verdade, a água é tão importante quanto a luz do sol, o solo e o ar.
Os oceanos e os mares desempenham um papel muito importante para a navegação marítima e é responsável pela maior parte do comércio internacional, que hoje envolve praticamente todos os países do mundo. É um comercio bem diversificado, que por isso se utiliza de navios dos mais variados tamanhos.
Desde que o petróleo se tornou a principal fonte de energia da sociedade moderna e por causa do gigantismo desses braços aumentou os riscos de acidente e sobretudo de poluição. Os navios petroleiros não são a única fonte poluidora das águas dos oceanos, mas certamente são os principais responsáveis por tragédias, como o derramamento de petróleo de seus tanques.
Sempre que um acidente destes acontece, milhares de toneladas de óleo são despejados nas águas e se espalham por quilômetros de extensão, provocando a morte de milhares de aves e mamíferos marinhos, peixes, etc. e a área afetada poderá ficar comprometida durante décadas.
Mas os oceanos e os mares não são poluídos apenas pelos transportes de petróleo, mas também pelos pesticidas utilizados na agricultura, são transportados pelos rios até o mar, contaminando a água, a vegetação e os animais que vivem ali. Com isso peixes e mariscos são envenenados. Se o ser humano ingerir estes alimentos, ficará contaminado.



CONCIENTIZAÇÃO
Aline Torres Machado
Com a falta de conscientização humana podemos considerar que estamos num caminho sem volta, ou seja, a cada dia que passa surgem diferentes impactos ambientais, seja ele no solo, no ar e, até mesmo na água.
Os oceanos estão cada vez mais ameaçados por poluições vindas de esgotos residenciais e comerciais, derramamento de produtos químicos e tóxicos entre outros, isso acontece porque ao invés de usar medidas de um saneamento básico, separar o nosso próprio lixo antes da coleta, estão fazendo este depósito de sujeira nos oceanos.
Precisa-se de conscientizar que lugar de lixo é no lixo, saber que nunca devemos poluir o nosso meio de sobrevivência. Portanto, são adotadas regras e medidas que serão fiscalizadas frequentemente para controlar os riscos de impactos ambientais.
“A natureza do homem, destrói a própria natureza.”



ESCOAMENTO DO LIXO NO MAR
Wandison Demétrio Pinho
O ser humano está provocando grandes impactos ambientais, e o meio ambiente está sofrendo alterações. Com a Revolução Industrial o homem está acelerando as causas do impacto ambiental. Como as grandes queimadas, aumento das fábricas, indústrias, automóveis, contaminando a atmosfera com o dióxido de carbono, causando aquecimento global.
As calotas polares estão desmanchando, devido o aquecimento global, provocando inundações, afetando população e peixes. Os lixos que as pessoas jogam nos esgotos, escoam até os rios e depois é levado até o mar. Provocando a morte de animais marinhos e contaminando os oceanos.

Devido os impactos ambientais no oceano, foi constituída uma lei. A partir deste dia ficou reconhecido o dia dos oceanos. Isso foi uma forma de chamar a atenção das pessoas para se conscientizar. O governo deveria implantar uma lei para quem joga lixo nos rios e nas ruas, e assim serem multados. Também contratar pessoas capacitadas para trabalhar nas ongs, com isso conceituando as pessoas a parar de poluir o mar...
Rio Pacajá